domingo, 6 de novembro de 2011

Vírus

Olá, amigo(a) da melhor idade! Uma das primeiras ameaças que vem a mente, quando estamos falando de computadores é a de vírus. Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, que recebeu o nome de vírus porque tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A contaminação se dá através da execução de um arquivo infectado, que pode estar num pen drive, num CD, num DVD, num máquina que você está acessando em rede, num arquivo baixado da internet ou num anexo de um e-mail. Pode ocorrer também, por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que podem causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente.
Após ter contaminado o computador, o vírus passa então a executar suas tarefas, que podem ser dos mais diversos tipos, desde a simples execução de um programa até a destruição total do sistema operacional. A maioria dos vírus tem como primeira atividade a tentativa de propagação para outros computadores.
Para evitar esta praga é importante:
- manter seu sistema operacional sempre atualizado;
- utilizar um antivírus atualizado;
- passar o antivírus em arquivos baixados da internet, antes de executá-los;
- tomar cuidado com os anexos de email, mesmo "aparentemente" tendo sido enviado por alguém conhecido.

Para refletir:
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64:4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário