terça-feira, 16 de agosto de 2011

Internet pode trazer benefícios à terceira idade

Olá, amigo(a) da melhor idade! O uso da internet pode fazer com que idosos trabalhem melhor a região da memória e tomada de decisões, além de ser mais uma importante aliada para que o idoso não perca a capacidade de raciocínio.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia realizaram um estudo com 24 voluntários, que tinham entre 55 e 78 anos. No estudo, foram divididos dois grupos, os novatos e os experientes.
Depois da experiência do primeiro contato com o computador, os voluntários foram submetidos à ressonância magnética. O resultado mostrou atividade nas áreas de linguagem, leitura, memória e capacidade visual dos dois grupos.
Nesta primeira ressonância os experientes obtiveram um trabalho ativo na região cerebral maior do que os novatos.
Os pesquisadores orientaram que os voluntários ficassem uma hora por dia no computador fazendo pesquisas, durante duas semanas.
Submetidos a uma segunda ressonância após essas duas semanas, os pesquisadores perceberam que além da região já movimentada com o primeiro contato do computador, agora a região frontal do cérebro também havia sido ativada. É essa região que controla a memória e a tomada de decisões.
Depois de um tempo os cientistas perceberam que a diferença entre os novatos e experientes diminuiu, deixando-as com extensão da área ativada quase igual.
Métodos muito utilizados como palavras cruzadas, quebra-cabeças e leituras de jornal podem ter o mesmo intuito que o uso da internet para idosos, impedir a demência e melhorar a capacidade de raciocínio.
Fonte: Jornal Nacional

Para refletir:
"A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida." (D. L. Moody)

Nenhum comentário:

Postar um comentário