quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dica de e-mail e para proteger seus contatos

Olá, amigo(a) da melhor idade! Depois que comecei a usar mais o gmail e parei de usar o msn, deixei meu hotmail de lado. Até então ele era meu e-mail principal. Depois de algum tempo, comecei a visitá-lo esporadicamente e vi que tinha muita propaganda e muita reencaminhamento de correntes da internet. Notei também que alguns amigos tinha sido hackeados ou infectados, pois recebia de moças cristãs, que conheço a conduta, e-mails com assunto falando sobre fotos de mulher pelada. Vejam como é que não é tão difícil perceber as ciladas,
Uma coisa que percebi (e foi onde aprendi) é que nos e-mails mais antigos sempre eu tinha acesso/ conseguia ver todos os e-mails para os quais  pessoa enviou. As vezes, a mensagem tinha sido tão repassada, que dava para ver a lista de contatos de várias pessoas, e até acompanhar o caminho de e-mails que a mensagem percorreu até chegar a mim. E reparei que nas mensagens mais recentes, muitas pessoas passaram a encaminhar com cópia oculta.
Esta é sempre um boa prática! Quando for enviar e-mail para mais de uma pessoa de sua lista e não se tratar de um assunto que será discutido em grupo na internet, use o campo "Cópia Oculta" ou "CCO" para nele colocar seus destinatários, pois desta forma você protege o endereço de e-mail de seus contatos.

Entenda as diferenças dos campos de destinatário de uma mensagem de e-mail:
Para: é onde você especifica o endereço de uma pessoa específica, ao qual você deseja enviar a correspondência. Pode ter o endereço de mais de uma pessoa e vai mandar para todas e todas vão ver os endereços. Em e-mails formais, server para apontar a principal pessoa para quem a mensagem é enviada e de quem se espera retorno ou que alguma ação seja tomada.

Cc: Sigla para o termo “com cópia” ou “carbon copy”, onde colocamos os endereços de e-mail que receberam um cópia da mensagem. Em e-mails formais, server para especificar que aquelas pessoas estão acompanhando a conversa por e-mail.

Cco: Sigla para o termo “com cópia oculta” ou “blind carbon copy”. Em programas de e-mail em inglês, a sigla Cco é substituida por Bcc, o que faz referência ao termo blind carbon copy. É usado caso você queira mandar um e-mail idêntico para duas pessoas, mais não quer que uma saiba que a outra também está recebendo, bastando preencher com o endereço da segunda pessoa o campo “Cco”.

Para ver como fazer para enviar em cópia oculta, segue alguns links:
gmail
Hotmail

Se você usar outro serviço de email, quen não o gmail ou hotmail, procure no Google por: "como enviar e-mail por cópia oculta no email do "+ [teu serviço de email]. Por exemplo: como enviar e-mail por cópia oculta no email do bol.

Para refletir: "É bom desmascarar os nossos pecados, para que eles não nos desmascarem." (Thomas Watson)